Regulamento - III Congresso Latinoamericano de Acarologia & VI Simpósio Brasileiro de Acarologia

Go to content

Main menu:

Regulamento

Concurso AcariVisual Latinoamericano

AcariVisual Latinoamericano
Concurso de desenhos, fotos e vídeos do III CLAC y VI SIBAC



REGULAMENTO


O III Congresso Latinoamericano de Acarología (III CLAC) e o VI Simpósio Brasileiro de Acarologia (VI SIBAC) realizarão o concurso "AcariVisual Latinoamericano", um concurso de desenhos, fotos e vídeos no qual serão premiados os melhores materiais no tema ácaros nas quatro categorias seguintes: desenho, fotografia, micrografia e vídeo. Além de estudantes de graduação e pós-graduação, podem participar profissionais ligados às universidades, instituições de pesquisa e profissionais liberais participantes dos III CLAC e VI SIBAC. Este concurso tem como objetivo estimular a produção de trabalhos audiovisuais na área de Acarologia na America Latina. As imagens selecionadas neste concurso poderão ser utilizadas na organização dos futuros CLAC e SIBAC.


1. Disposições gerais:

1.1
Este concurso tem como objetivo selecionar os melhores desenhos, fotografias, micrografias e vídeos
no tema Ácaros.

1.2.
As imagens vencedoras poderão ser utilizadas nos futuros CLAC e SIBAC, em todos os materiais que os comitês organizadores julgarem pertinentes, como, por exemplo, na divulgação dos eventos, documentos oficiais e materiais a serem distribuídos aos participantes.

1.3
Os trabalhos serão inscritos e selecionados em quatro categorias: 1) desenho: preto e branco ou coloridos, feitos manualmente ou através de programas de computador; 2) fotografia: preto e branco ou coloridas, com câmaras manuais ou acopladas a microscópio estereoscópico; 3) micrografia: imagens tomadas
ao microscópio óptico, eletrônico ou laser confocal; 4) vídeo: documentários sobre história natural (bioecologia, comportamento etc.).


2. Participantes:

2.1
O concurso é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, a profissionais ligados às universidades, instituições de pesquisa, e profissionais liberais inscritos no III CLAC e VI SIBAC.

2.2
Os concorrentes poderão participar individualmente ou em equipe. As equipes podem ser constituídas por, no máximo, três autores.

2.3
Cada participante ou equipe poderá concorrer com até três trabalhos por categoria.

2.4
Cada participante ou equipe é responsável pela originalidade de seu(s) trabalho(s), garante(m) a sua autoria e assume(m) toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos autorais, eximindo-se às comissões organizadoras do III CLAC e VI SIBAC por quaisquer coincidências ou semelhanças que porventura possam existir entre trabalhos concorrentes e obras já existentes.


3. Inscrições e envio de propostas nas categorias desenho, fotografia e micrografia:


3.1 As propostas nas categorias desenho, fotografia e micrografia deverão ser enviadas para o email aroliveir@gmail.com até o dia 25 de maio de 2018 e também enviadas por correio, impressas, para o endereço abaixo. Somente serão consideradas as propostas enviadas por email e também pelo correio, com data de postagem até dia 25 de maio de 2018.

Anibal Ramadan Oliveira
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Biológicas
Rodovia Jorge Amado, km 16
45.662-900 Ilhéus, BA, Brasil

3.2 O envelope contendo a(s) proposta(s) acompanhadas de uma ficha de inscrição para cada imagem (anexa), deverá ser identificado como "AcariVisual Latinoamericano- Concurso de desenhos, fotos e vídeos do III CLAC y VI SIBAC".

3.3
Os arquivos contendo as imagens deverão estar nos formatos JPG, JPEG, TIFF ou PNG com, no máximo, 8 MB. Cada imagem deverá estar configurada para apresentação em folha A4 e impressa em papel fotográfico Glossy.

3.4
Os desenhos, fotografias e micrografias impressos
não deverão conter assinatura ou qualquer sinal que identifique sua autoria e os arquivos contendo as imagens deverão ser identificados com um título (máximo 10 palavras).

3.5
Cada imagem nas categorias
desenho, fotografia e micrografia deverá ser enviada acompanhada de uma ficha de inscrição (anexa). Na ficha de inscrição, assinada pelo(s) autor(es), deverá ser especificada a categoria à qual  cada imagem está concorrendo: 1) desenho; 2) fotografia ou 3) micrografia. Também deverão ser informados dados do(s) autor(es) e um texto, de no máximo 10 linhas, com a descrição da imagem enviada.

3.6 O(s) autor(es) receberão um email de confirmação da inscrição de suas propostas. No caso do não recebimento da confirmação, após 72 horas de seu envio, deverão entrar em contato com lt aroliveir@gmail.com


4. Inscrições e submissões de propostas na categoria vídeo:

4.1 As propostas na categoria vídeo consistirão no envio de uma ficha de inscrição (anexa) por email aroliveir@gmail.com até o dia 25 de maio de 2018, a qual conterá a identificação do(s) autor(es) e um texto, de no máximo 10 linhas, com a descrição do vídeo a ser apresentado. As fichas também deverão ser enviadas pelo correio, para o endereço referido no item 3.1, acompanhadas dos vídeos em um pen drive. Somente serão consideradas as propostas cujas fichas foram enviadas por email e as mídias pelo correio, com data de postagem até dia 25 de maio de 2018.

4.2 Os vídeos deverão ter no máximo 5 minutos e estar em formatos de exibição AVI ou MP4, compatíveis com o Windows Media Player, ficando toda a responsabilidade decorrente de inviabilização da exibição durante o III CLAC e VI SIBAC devido ao uso de formatos não convencionais aos autores.


5. Julgamento:

5.1
As propostas
nas categorias desenho, fotografia e MEV impressas ficarão expostas em painéis durante o III CLAC e VI SIBAC, enquanto os vídeos serão exibidos aos participantes em monitores nos horários das apresentações dos pôsteres no evento.

5.2
O julgamento das propostas do concurso será realizado por todos os participantes que estejam presentes durante a realização do III CLAC e VI SIBAC, através de votação em cédulas
com as matriculas dos inscritos, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto às 13:00 hs (quando as urnas serão recolhidas), ficando vedada a participação nas votações aos autores de propostas em uma mesma categoria em que estejam concorrendo.

5.3
Serão selecionadas os três melhores trabalhos de cada categoria.


6. Premiações:

6.1
O autor ou responsável pela equipe do primeiro, segundo e terceiro trabalhos selecionados, em cada categoria, receberá um certificado oficial do evento, bem como prêmios (a serem definidos). O certificado oficial entregue ao autor ou responsável conterá o nome de todos os membros da equipe (caso a mesma seja composta por mais de um autor).  



7. Disposições Finais:

7.1
A participação no Concurso implica na aceitação plena deste regulamento.


Prof. Anibal Ramadan de Oliveira

Comitê Artístico-Visual, Histórico & Cultural

 
Back to content | Back to main menu